O Windows 10 facilita muito a ligação do computador a uma rede local e à Internet através de ligações com, ou sem, fios. Contudo, por vezes, há alturas em que é necessário gerir as configurações manualmente ou resolver problemas de conectividade e é nestas alturas em que as ferramentas da linha de comandos dão muito jeito.
Independentemente do problema, o Windows 10 tem, quase de certeza, um comando que o pode ajudar a resolvê-lo. Por exemplo, os comandos ‘ipconfig’ e ‘ping’ são as ferramentas mais básicas para ver as definições da ligação de rede e resolver problemas de comunicação. Se estiver com um problema de direccionamento da informação na rede, o comando ‘route’ pode mostrar a tabela de direccionamento, possibilitando a detecção de problemas e, com o comando ‘nslookup’ consegue diagnosticar problemas de DNS.
Principais comandos de rede para Windows (alguns funcionam em Linux também).
Para abrir o Prompt de Comando no Windows é só abrir o menu "Iniciar", digitar CMD e em seguida abrir o aplicativo. Para abrir o Terminal no Linux é só clicar com o botão direito do mouse na tela e em seguida selecionar a opção do Terminal.
O comando ping envia um ECHO_REQUEST do Internet Control Message Protocol (ICMP) para obter um ECHO_RESPONSE do ICMP de um host ou gateway. O comando ping é útil para:
- Determinar o status da rede e de diversos hosts estrangeiros.
- Rastrear e isolar problemas de hardware e software.
- Testar, medir e gerenciar redes.
Se o host estiver operacional e na rede, ele responderá ao eco. Cada solicitação de repetição contém um Protocolo da Internet (IP) e um cabeçalho ICMP, seguidos por uma estrutura timeval e bytes suficientes para preencher o pacote. O padrão é enviar solicitações de repetição continuamente até que uma Interrupção seja recebida (Ctrl-C).
O comando ping envia um datagrama por segundo e imprime uma linha de saída para cada resposta recebida. O comando ping calcula os tempos de roundtrip e as estatísticas de perda de pacote, além de exibir um breve resumo na conclusão. O comando ping é concluído quando o tempo limite do programa é atingido ou no recebimento de um sinal SIGINT. O parâmetro Host é um nome do host ou endereço de Internet válido.
Por padrão, o comando ping continuará o envio de solicitações de repetição para a exibição até que uma Interrupção seja recebida (Ctrl-C). Em razão da carrega que solicitações de repetição contínuas podem colocar no sistema, solicitações repetidas devem ser utilizadas principalmente para isolamento de problemas.
tracert
O Traceroute, também chamado de tracert, é um termo em inglês que basicamente significa “traçar rota”. Esse comando é usado quando se deseja identificar a rota percorrida por um pacote de dados pela rede até a chegada em seu destino.
pathping
O comando PathPing é um utilitário de rede de linha de comando incluído nos sistemas operacionais Windows NT desde o Windows 2000 que combina a funcionalidade de ping com a de tracert. Ele é usado para localizar pontos com latência de rede e perda de rede.
netstat
O comando netstat exibe o conteúdo de várias estruturas de dados relacionadas à rede para conexões ativas. Esta função netstat mostra o estado de todas as interfaces configuradas.
O comando arp permite a criação, edição e exibição de mapeamentos de endereços físicos em endereços IPv4 conhecidos. O comando arp é executado no prompt de comando do Windows.
ipconfig
Ipconfig é um programa do sistema operacional Microsoft Windows capaz de dar informações sobre o IP da rede local. No Linux existe um comando análogo a esse denominado ifconfig.
nbtstat
O comando nbtstat exibe as estatísticas de protocolo e as conexões TCP/IP atuais que usam NBT (NetBIOS sobre TCP/IP).
nslookup
nslookup é uma ferramenta comum ao Windows e ao Linux e utilizada para se obter informações sobre registros de DNS de um determinado domínio, host ou ip. Ele pode trabalhar de duas formas: modo interativo ou não interativo Modo interativo - o comando interage com vários servidores de domínios e com várias máquinas.
route
Em computação, route é um comando usado para visualizar e manipular a tabela de roteamento IP nos sistemas operacionais do tipo Unix e Microsoft Windows e também no ReactOS. A manipulação manual da tabela de roteamento é característica do roteamento estático.
netsh
Em computação, netsh, ou shell de rede, é um utilitário de linha de comando incluído nos sistemas operacionais Windows NT da Microsoft, encontrado a partir do Windows 2000. Ele permite a configuração local ou remota de dispositivos de rede, como a interface.
Postar um comentário