Independentemente do problema, o Windows 10 tem, quase de certeza, um comando que o pode ajudar a resolvê-lo. Por exemplo, os comandos ‘ipconfig’ e ‘ping’ são as ferramentas mais básicas para ver as definições da ligação de rede e resolver problemas de comunicação. Se estiver com um problema de direccionamento da informação na rede, o comando ‘route’ pode mostrar a tabela de direccionamento, possibilitando a detecção de problemas e, com o comando ‘nslookup’ consegue diagnosticar problemas de DNS.
Principais comandos de rede para Windows (alguns funcionam em Linux também).
Para abrir o Prompt de Comando no Windows é só abrir o menu "Iniciar", digitar CMD e em seguida abrir o aplicativo. Para abrir o Terminal no Linux é só clicar com o botão direito do mouse na tela e em seguida selecionar a opção do Terminal.
Ping:
O comando ping envia um ECHO_REQUEST do Internet Control Message Protocol (ICMP) para obter um ECHO_RESPONSE do ICMP de um host ou gateway. O comando ping é útil para:
- Determinar o status da rede e de diversos hosts estrangeiros.
- Rastrear e isolar problemas de hardware e software.
- Testar, medir e gerenciar redes.
Se o host estiver operacional e na rede, ele responderá ao eco. Cada solicitação de repetição contém um Protocolo da Internet (IP) e um cabeçalho ICMP, seguidos por uma estrutura timeval e bytes suficientes para preencher o pacote. O padrão é enviar solicitações de repetição continuamente até que uma Interrupção seja recebida (Ctrl-C).
O comando ping envia um datagrama por segundo e imprime uma linha de saída para cada resposta recebida. O comando ping calcula os tempos de roundtrip e as estatísticas de perda de pacote, além de exibir um breve resumo na conclusão. O comando ping é concluído quando o tempo limite do programa é atingido ou no recebimento de um sinal SIGINT. O parâmetro Host é um nome do host ou endereço de Internet válido.
Por padrão, o comando ping continuará o envio de solicitações de repetição para a exibição até que uma Interrupção seja recebida (Ctrl-C). Em razão da carrega que solicitações de repetição contínuas podem colocar no sistema, solicitações repetidas devem ser utilizadas principalmente para isolamento de problemas.
tracert
O Traceroute, também chamado de tracert, é um termo em inglês que basicamente significa “traçar rota”. Esse comando é usado quando se deseja identificar a rota percorrida por um pacote de dados pela rede até a chegada em seu destino.
Postar um comentário